Afinal, quem é Luís Aguiar, o mais recente reforço do F.C. Porto?
O Maisfutebol esteve à conversa com o atleta, numa entrevista agradável e marcadamente informal, bem à maneira sul-americana. Aos 21 anos, o jogador confessou-nos ainda não acreditar no que lhe está a suceder. Mostrou-se bem informado sobre o F.C. Porto, «principalmente através das conversas com Jorge Fucile», e revelou-se admirador do futebol de «Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez», dois argentinos que conhece há muito.
Mas, antes de mais, o auto-retrato do ex-jogador do Liverpool de Montevideu. «Considero-me um jogador dinâmico, veloz, de passada larga. Prefiro jogar pelas alas, na direita ou na esquerda, embora também me sinta à vontade em alinhar nas costas do ponta-de-lança».
Apresentação feita, altura para mais alguns desabafos. «Sinceramente, estou muito surpreso. Foram os dirigentes que negociaram com o F.C. Porto e só na parte final das conversas fui colocado a par de tudo. Ainda não sei quantos anos irei assinar, mas só penso em viajar para Portugal», revelou ao Maisfutebol.
Faz exames médicos e assina contrato «na próxima semana» Até ao momento, Luís Aguiar ainda não assinou contrato com os dragões, algo que deverá fazer «na próxima semana», quando vier a Portugal. «Tenho que cumprir os exames médicos e depois assinarei o acordo», refere, sempre sorridente, como alguém que ainda não pousou os pés no chão da realidade.
«Já estou a trabalhar há cinco dias e sinto-me muito bem. Só penso conhecer os meus novos companheiros, o meu treinador e o presidente. Quero fazer uma boa pré-temporada e arrasar nesta experiência na Europa», vinca o jovem uruguaio, que nos confidenciou o diálogo mantido «horas antes» com Fucile.
«Depois de falar com ele ainda fiquei mais entusiasmado. Disse-me que a cidade do Porto é estupenda. Calma e relaxada. Quanto ao clube, já sabia quase tudo. Quem não sonhou representar uma equipa que já foi campeã da Europa em duas ocasiões?», perguntou Luís Aguiar, satisfeito pelo nosso sorriso cúmplice.
A primeira mensagem aos adeptos do F.C. Porto «Este é o meu maior desafio de sempre e estou perfeitamente consciente dele». Assim, de forma desarmante, Luís Aguiar fez questão de dizer que o F.C. Porto «não é uma montra». É, isso sim, «um clube onde quero ficar muitos anos e ser muito feliz. Não penso em mostrar-me a outros, mas sim agradar aos que mandam no Porto».
Nesta primeira conversa, Aguiar teve tempo ainda para deixar uma mensagem aos adeptos dos bicampeões nacionais. «Tenham confiança em mim. Peço-vos paciência. Darei, como retribuição, tudo o que tenho. Prometo a maior das entregas». Fica o recado dado.