Paulo Bento já não motiva jogadores
O balneário do Sporting está dividido e muitos jogadores do plantel já não se sentem motivados com a mensagem de Paulo Bento, apurou o CM.
Apesar da gratidão que muitos atletas têm ao treinador que os lançou, o certo é que a maior parte já apresenta claros sinais de desgaste pela liderança do treinador. Existe alguma saturação relativamente aos métodos de trabalho em Alvalade e os jogadores já não estão tão receptivos à mensagem de Bento como no início do ciclo de quatro anos, soube o CM junto de várias fontes. A somar a isto existem evidentes focos de impaciência e até frustração na equipa. Guimarães foi disso prova evidente, com Grimi e Liedson pegados perto do intervalo. Minutos depois, Tonel repreendeu Miguel Veloso de forma mais enérgica, gerando-se nova discussão.
Antes do jogo com o Marítimo, provavelmente hoje, o plantel vai reunir para um almoço que servirá para abordar a situação da equipa.
O próprio Bento sente, de alguma forma, que nesta altura já não é o elemento aglutinador e capaz de unir que foi num passado recente e o presidente leonino, José Eduardo Bettencourt, já admitiu que os jogadores também são responsáveis pelo mau momento da equipa.
O CM apurou, ainda, que há jogadores que falam pouco uns com os outros, resultante de um ambiente que se tem vindo a deteriorar com os maus resultados. Há ainda a questão da liderança e com a saída do brasileiro Rochemback perdeu-se uma voz ouvida no balneário.
Bettencourt, aliás, tem sido alertado para a necessidade de o Sporting ter um director-geral – um pouco à imagem de Valdano, no Real Madrid – para dar maior respaldo ao treinador, desviando presidente e técnico dos epicentros de contestação.
"SINTO-ME TRISTÍSSIMO": Eduardo Bettencourt Líder do Sporting à TVI 24
– O Sporting ainda pode renascer das cinzas na Liga?
Eduardo Bettencourt – Estou tristíssimo, mas acredito que sim. Teremos de ser muito mais rápidos. Estamos a tomar decisões.
–O que está a ser feito?
– Estamos a trabalhar a parte psicológica e motivacional, num internato. Os jogadores são os principais a sofrer. Está a ser difícile muito penoso este momento.
– Paulo Bento faz parte da solução ou já é um problema?
– É um senhor. Faz claramente parte da solução.
– A frase "Bento forever" [para sempre] tem peso para si?
– Nenhum. O Sporting é que é forever. Não me sinto preso a frase alguma. Não tenho certeza nenhuma de que se fosse com outro as coisas melhoravam.
– Se tivesse de afastar Paulo Bento fá-lo-ia?
– Podem ter a certeza de que sei bem separar as coisas. Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque.
APONTAMENTOS
MOUTINHO JÁ TREINOU
Moutinho voltou ontem aos treinos, após ter sido dispensado na véspera por ter sido pai de uma menina – Lara.
VUKCEVIC CONDICIONADO
Vukcevic tem problemas musculares e, ontem, treinou condicionado, dividindo o trabalho entre o ginásio e o relvado.
OBJECTIVOS REFORMULADOS
Várias sensibilidades no Sporting defendem que o presidente do clube, José Eduardo Bettencourt, já deveria ter assumido que a equipa de futebol desta época não tem condições para lutar pelo título – está a dez pontos de Benfica e Sp. Braga – e que o objectivo deveria ser a luta por uma vaga nas competições europeias.
Pelo que o CM apurou, em caso de novo deslize dos leões e novo aumento da distância para o cimo da tabela, Paulo Bento, ou alguém na SAD, assumirá que o Sporting fica fora da corrida pelo título.